Central de atendimento (47) 3355-0288

Biópsias e Punções

Biópsias e Punções guiadas por ultrassom:

A biópsia guiada por ultrassom é um procedimento adicional que ajuda no esclarecimento e determinação de benignidade/malignidade de lesões. Estes exames são efetuados através da introdução da agulha na pele em direção a lesão, recolhendo-se material que depois deve ser levado ao laboratório para análise do médico patologista que fará o diagnóstico.

Por ser um método dinâmico que fornece imagens em tempo real, é possível realizar estes procedimentos minimamente invasivos com precisão e segurança, evitando que órgãos vizinhos ao alvo sejam lesados. As coletas de biópsia habitualmente não têm maiores complicações.

 

Biópsias por agulha grossa (core biopsy):

É uma biópsia realizada com auxilio do ultrassom onde uma agulha retira um pequeno fragmento da região para análise histológica (avaliação do material no microscópio). Geralmente é realizado de nódulos e tumores de mama ou para análise de material da próstata, fígado, rins pâncreas, tumores abdominais ou de extremidades.

 

Punção aspirativa (PAAF) guiada por ultrassonografia:

É um procedimento realizado para adquirir material para análise citopatológica (análise no microscópio) guiado pelas imagens do ultrassom. Geralmente é solicitada punção de linfonodos, de nódulos e cistos de tireoide ou de mama, para auxiliar no diagnóstico de tumores, câncer, inflamação entre outras doenças.

 

Punção (PAAF) de Tireoide, Mama e Linfanoides:

A punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) consiste na remoção de algumas células de nódulos ou massas do corpo. Esse exame é indicado para a avaliação de nódulos, massas palpáveis ou massa visualizada por exame de imagem feito anteriormente.

Esta é uma das formas de se fazer um diagnóstico mais preciso.

Esclareça suas dúvidas, saiba mais sobre os nossos serviços!