Central de atendimento (47) 3355-0288

Ecocardiograma fetal: melhor exame para detectar doenças do coração ainda no útero.

Nós já falamos aqui no site, em outro texto, sobre a importância dos exames de imagem durante o pré-natal. E agora, neste texto que você está lendo, nós vamos nos aprofundar num desses exames, que é o ecocardiograma fetal.

O ecofetal é o melhor exame para detectar cardiopatias congênitas, enquanto o bebê ainda está no útero da mãe. O problema é que esse exame não faz parte do protocolo padrão do pré-natal aqui no Brasil, e só costuma ser solicitado quando existe algum fator de risco que aumente a possibilidade de cardiopatia congênita.

Conforme dados do Ministério da Saúde, no Brasil cerca de 29 mil crianças são afetadas pelas cardiopatias congênitas, e infelizmente, aproximadamente 6% delas morrem antes de completar um ano de vida.

Por isso o ecocardiograma no feto é tão importante. E apesar de o exame não fazer parte do protocolo padrão do Ministério da Saúde, aqui na HC Imagem, você pode agendar o seu exame, com os melhores profissionais e equipamentos da região.

E a ecografia fetal ainda é capaz de detectar outras patologias que podem acometer o feto. Durante a leitura, você vai saber mais sobre essas patologias, além de entender o que é o ecocardiograma fetal, para que o exame serve, com quantas semanas de gestação é necessário realizar o exame e mais.

como é feito eco fetal

O que é o ecocardiograma fetal?

O Ecocardiograma no feto também é um exame de imagem, mas com um diferencial muito importante. O seu objetivo é avaliar não só a anatomia cardiovascular do feto, ainda no útero da mãe, como também a funcionalidade do órgão e o ritmo cardíaco.

E a estrutura cardiovascular nada mais é do que o coração do feto, e todas as veias, artérias e musculaturas que fazem parte desse sistema. Sendo assim, a ecografia fetal é capaz de detectar possíveis alterações anatômicas e funcionais no coração do bebê.

Esse exame ainda ajuda a mãe a planejar melhor o parto, pois verifica se o coração está se desenvolvendo adequadamente para a idade gestacional. Bebês diagnosticados com alguma cardiopatia ainda no útero materno, necessitam de cuidados especiais logo após o nascimento.

Para que serve a ecografia fetal?

O ecofetal serve para detectar qualquer tipo de doença no coração do feto, antes mesmo do nascimento. E apesar de não estar dentro do procedimento padrão de pré-natal estabelecido pelo Ministério da Saúde, é fortemente recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

A arritmia é uma doença detectada pelo eco fetal e pode ser tratada ainda no útero. Outros exames pré-natais são complementares a esse, como o ultrassom morfológico, que avalia a saúde geral do bebê. Mas, o ecocardiograma fetal é o melhor e mais específico para detectar doenças relacionadas ao coração, e por isso é indispensável para a saúde do feto e da mãe.

Além disso, ao detectar alguma doença, o ecofetal permite que os pais e a equipe médica possam se preparar adequadamente para o momento do nascimento. E isso inclui, escolher um hospital que disponha de todos os equipamentos necessários para atender a criança e a mãe logo após o parto. Além de dar tempo aos pais para se preparar emocionalmente para receber esse bebê.

Qual é o profissional habilitado para realizar o exame?

O ecocardiograma no feto deve ser feito por um Especialista em Cardiologia Pediátrica. Aqui na HC Imagem, o Dr. Luan Lima é o responsável pela realização desse exame.

 

Qual a idade gestacional para realizar o ecocardiograma fetal?

A ecocardiografia fetal pode ser feita a partir de 18 semanas de gestação.

Porém, o mais indicado é que o exame seja feito a partir da 18ª até a 28ª semana de gravidez. Isso porque, é nesse período que temos o tamanho cardíaco e imagem ecocardiográfica mais adequados, o que facilita a realização do exame, e o diagnóstico de uma possível cardiopatia.

É claro que existem as gestações de risco. E quando algo assim acontece, o médico que acompanha a gestante pode solicitar que o exame seja feito antes.

O que pode ser considerado uma gravidez de risco

Gravidez de risco é quando existe qualquer doença que possa afetar tanto a saúde da mãe quanto do bebê.

E de acordo com o Ministério da Saúde, vários fatores podem classificar uma gestação como sendo de risco: histórico reprodutivo da mãe, doenças obstétricas que se manifestam na gestação, características individuais da mãe, condições sociodemográficas desfavoráveis, entre outras.

O que pode ser considerado como fator de risco para cardiopatia congênita

Fatores de risco para cardiopatias congenitas:

Fatores maternos

  • Diabetes melito materno pré-gestacional;
  • Diabetes melito materno diagnosticado no primeiro trimestre;
  • Fenilcetonúria;
  • Doenças auto-imunes como o lúpus (Anti-Ro/Anti-La+);
  • Exposição à teratogênicos (IECA, ácido retinóico, anti-inflamatórios não hormonais no terceiro trimestre);
  • Infecções maternas (rubéola);
  • Reprodução assistida;
  • Uso de paroxetina;
  • Infecção materna com suspeita de miocardite fetal.

Fatores que envolvem o bebê

  • Alterações cardíacas no USG morfológico;
  • Análise cardíaca incompleta no USG morfológico;
  • Ritmo cardíaco fetal irregular, bradicardia ou taquicardia;
  • Suspeita de anomalia extracardíaca pelo ultrassom obstétrico/morfológico;
  • Hidropisia fetal ou derrames;
  • Cariótipo anormal;
  • Translucência nucal aumentada > 95% (≥ 3 mm);
  • Cariótipo fetal anormal;
  • Gestação por reprodução assistida;
  • Gestação gemelar monocoriônica;
  • Familiares;
  • Parente de 1º grau com cardiopatia congênita;
  • Síndromes genéticas com herança autossômica (ex: Esclerose tuberosa, Síndrome de Noonan, DiGeorge). 

Por isso é muito importante que a mãe tenha um acompanhamento médico rigoroso. É o especialista que acompanha a gestante, que está apto para sinalizar se é necessário ou não que a ecocardiografia no feto seja feita com antecedência, ou que precise ser feita mais de uma vez.

O ecocardiograma fetal apresenta riscos para a saúde da mãe ou do feto?

Por se tratar de um exame de imagem, ou seja, uma ultrassonografia, o eco fetal não apresenta nenhum risco à saúde da mãe ou do bebê.

Isso acontece porque a ultrassonografia não expõe o paciente a nenhum tipo de radiação, como acontece com o raio-x ou a tomografia, por exemplo.

Além disso, o ecocardiograma fetal é completamente indolor e não invasivo (quando não há necessidade de realizar algum corte ou incisão).

Porém, existe apenas uma limitação para que o exame seja feito: a idade gestacional. Como já comentamos ao longo desse texto, antes de 18 semanas e depois da 28ª semana, o ecocardiograma no feto não é recomendado, devido a dificuldade de “enxergar” o sistema cardiovascular do bebê.

É claro, existem as exceções, como a gravidez de risco e outras doenças que podem exigir que o exame seja feito antes.

É necessário algum preparo para fazer o exame?

Existem muitos exames de imagem que necessitam de algum tipo de preparo por parte do paciente, mas não é o caso do ecocardiograma fetal. A realização desse exame é completamente segura e rápida. E não precisa de nenhum tipo de preparo com antecedência.

Como a ecocardiografia fetal é feita?

Em primeiro lugar, lembre-se do que já comentamos em outro tópico desse texto: esse exame é realizado por um especialista em ecocardiografia, de preferência um cardiologista pediátrico.

O procedimento para a realização da ecografia fetal é o mesmo de qualquer outro exame de ultrassom. A gestante se deita de barriga para cima na maca e o profissional que realizará o exame aplica um gel na barriga da mãe.

Em seguida, o especialista utiliza um aparelho chamado transdutor para “enxergar” dentro do útero da paciente. Esse aparelho, que é conectado na máquina de ultrassom, emite ondas sonoras de alta frequência (que não são prejudiciais à saúde do feto ou da mãe).

E são essas ondas sonoras que formam as imagens no monitor da máquina. Durante o exame, o especialista em cardiologia pediátrica analisa essas imagens e tira medidas, para verificar se o coração do feto e todo o seu sistema cardiovascular está em estágio de desenvolvimento adequado para a idade gestacional.

Em quanto tempo o resultado do exame fica pronto?

Aqui na HC Imagem, a paciente sai da clínica com o resultado em mãos. Logo após o término do exame, o médico analisa profundamente todas as imagens e redige o laudo do exame.

Esse laudo já aponta possíveis anomalias, ou não. E a gestante deve mostrar ao seu médico na próxima consulta de pré-natal.

Quais doenças o ecocardiograma fetal pode detectar?

Anos de pesquisa mostram que as anomalias detectadas pela eco fetal, são geralmente as mais graves. E por isso necessitam de tratamento intra uterino, ou logo após o nascimento.

Algumas dessas cardiopatias são:

  • Síndrome da Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE): síndrome em que a maioria das estruturas que envolvem o lado esquerdo do coração são pouco desenvolvidas. Essa condição causa insuficiência cardíaca, um quadro clínico em que o coração bombeia uma quantidade de sangue menor do que a normal. O tratamento começa ainda no útero da mãe, e a criança precisará de atendimentos especiais logo no nascimento.

 

  • Tetralogia de Fallot: é quando existem problemas na saída do fluxo do coração para os pulmões. Essa cardiopatia também necessita de tratamento logo após o nascimento. 

 

  • Transposição dos grandes vasos: Nesta condição as grandes artérias (aorta e tronco pulmonar) saem do coração em posições invertidas. Isto faz com que sangue pobre em oxigênio seja bombeado para o corpo. Necessita de correção cirúrgica nos primeiros dias de vida. 

A ecocardiografia fetal detecta todas as doenças cardiovasculares?

O ecocardiograma fetal é capaz de detectar 95% das doenças cardiovasculares, principalmente as mais graves. Algumas anomalias só podem ser detectadas depois do nascimento.

ecografia fetal com doppler

O ecocardiograma fetal com doppler é melhor?

Na ecocardiografia fetal com doppler, além das imagens, o médico também consegue ouvir o coração do bebê.

Mas porque isso é tão importante? As imagens geradas pelo exame, que no doppler são coloridas, mostram todo o funcionamento do sistema cardiovascular, e podem indicar alguma anomalia. Mas, os batimentos cardíacos também podem ser indicativos de alguma cardiopatia.

Todos os exames são realizados com doppler aqui na HC Imagem.

Conclusão: o ecocardiograma fetal é capaz de detectar 95% das cardiopatias congênitas

Todos os exames de pré-natal são extremamente importantes para a saúde tanto da mãe quanto do bebê. Mas, como vimos ao longo deste texto, o ecocardiograma fetal é o melhor para detectar cardiopatias congênitas.

Por isso, mesmo não estando no protocolo padrão do Ministério da Saúde, é altamente recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma vez que muitas vidas podem ser salvas com o diagnóstico precoce proporcionado pelo eco fetal.

A realização desse exame pode ser o fator decisivo para que a mãe e o bebê recebam um tratamento adequado, na gestação e também no pós-parto. Permitindo que a equipe médica e os familiares do recém nascido se preparem para receber esta criança que precisará de cuidados intensivos. 

Para a realização do seu exame de ecocardiograma fetal, conte com a estrutura e profissionais da HC Imagem. Temos 3 clínicas em Brusque, e uma clínica em São João Batista. Entre em contato por Whatsapp hoje mesmo e agende o seu exame.

Deixe um comentário

Esclareça suas dúvidas, saiba mais sobre os nossos serviços!